Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR
Notícias da Província
 
24.Nov - Conclusão do Postulado
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Conclusão do Postulado



Concluíram no dia 22.11.2017 o Postulado, etapa de formação precedente ao Noviciado, no Convento São Francisco de Assis, em Ciudad del Este - PY os formandos da Custódia: Fabian Augusto Aquino Valenzuela e Francisco Mártir Britos Riveros; da Província do Brasil Central: Gabriel e Michael; da nossa Província: André Luís de Souza; Daniel Laurindo dos Santos; Leonardo Starube Zawadzki, Paulo Daniel Pereira Matias e Sidimar da Silva Angélica.


Somente para recordar, nossos formandos fazem a etapa do Postulado em Ciudad del Este, junto aos formandos da Custódia do Paraguai, desde o ano 2011. Portanto, este é o 7º grupo a fazer parte daquela notável casa de formação. Eles serão os noviços no próximo ano em Joinville. Atualmente aquela fraternidade formadora é composta pelos freis Edisson Cazali, guardião; Walter Brignardello, vigário local e mestre; Luis Carlos Bernine, ecônomo e formador e Mariosvaldo Florentino, confessor e formador.


Antes do encerramento eles fizeram 10 dias de retiro na fraternidade de Pastoreo, acompanhados por frei Benedito Félix da Rocha, (mestre do noviciado).


A conclusão desta etapa formativa ocorreu com a celebração eucarística, na capela desta casa de formação, presidida por frei Laércio Francisco Ferreira, custódio e concelebrada pelos freis Pedro Cesário Palma, ministro Provincial e seu Conselho (Rivaldo Vieira, Alessandro Farinasso, João José dos Santos e Carlos Gonzaga Vieira), Marco Antônio Avelar, responsável pelo SAV Provincial, Walter José Mitz, Edisson Cazali e Mariosvaldo Florentino. Participaram também os freis Walter Brignardello, Renan Moretti e Luís Carlos Bernine. Somaram a esta ação de graças os colaboradores do convento e das comunidades onde os postulantes faziam pastoral.


Na homilia fr. Laércio destacou a importância da mãe dos Macabeus, como formadora exigente, com valores tão enraizados, mais fortes que a própria dor e insistiu que não podemos nos deixar paralisar pelo medo pois Deus espera que multipliquemos as moedas (talentos) que nos confiou.


No final da missa frei Pedro Cesário fez agradecimentos à fraternidade formadora e ao povo presente, destacando a rica experiência de aprendizado que significa esta etapa de formação no Paraguai. O mestre de postulantes, frei Walter, destacou três pontos: a gratidão de quem está concluindo mais um ano, o pedido de perdão pelo que não foi possível realizar e seu conselho de alento para o que virá. Também uma colaboradora expressou os sentimentos da comunidade e felicitações para o futuro destes nove jovens.


Após a bênção final houve as saudações, fotos e, em seguida, todos se dirigiram ao pátio interno do convento para uma fraterna refeição.



Indique a um amigo
 
 
 

4436226595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé 4240

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR