Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR
Notícias da Província
 
17.Mai - Barcelona: missão capuchinha especial
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Barcelona: missão capuchinha especial

Nos dias 4 a 6 de maio de 2018, cerca de trinta frades, provenientes de diversos países europeus, marcaram presença em Barcelona, para viver junto com os confrades da Província de Catalunha uma breve missão fraterna, intitulada “Sant Francesc visita els carrers de Barcelona” (São Francisco visita as ruas de Barcelona). Tínhamos conosco a relíquia de um manto que São Francisco de Assis tinha doado a Santa Isabel da Hungria, passado em seguida a São Luís, Rei da França, e, após várias vicissitudes, chegou até os capuchinhos franceses, que o guardam em seu convento de Paris.


Sexta-feira de manhã, primeiro ato da missão foi a peregrinação ao Santuário de Montserrat, para confiar a missão à Virgem Maria. À tarde, dirigimo-nos à Praça da Catalunha, a principal praça da cidade, onde montamos um estande. Alguns frades ficavam no estande para acolher os curiosos e fornecer informações sobre a missão. Os outros, em duplas, andavam pelas ruas limítrofes (entre as quais, La Rambla), para encontrar as pessoas, sobretudo os jovens, pois à noite tínhamos organizado uma vigília franciscana especialmente para eles, em colaboração com o serviço diocesano de pastoral juvenil. Este “ir” não era apenas um convite, mas também um modo de evangelizar.


Às 21h, encontramo-nos na igreja de São Tiago, onde, na presença da relíquia, vivemos um momento de louvor e adoração eucarística. Em seguida, saímos em procissão com a relíquia pelas ruas do centro da cidade, acompanhados pela “irmã chuva”, seguindo o crucifixo de São Damião, cantando os louvores do Senhor. Esta simples, mas ao mesmo tempo muito significativa procissão, suscitou a curiosidade de tantos transeuntes: havia quem, ao ver-nos, fazia o sinal da cruz, quem expressava a própria aprovação com diversos sinais e, sobretudo, quem nos imortalizava tirando numerosas fotos.


Fizemos duas estações particularmente significativas. A primeira, na praça da igreja confiada à comunidade de Santo Egídio, onde recordamos o encontro de Francisco com o leproso e seu amor pelos pobres. A segunda estação, no Arcebispado, onde nos aguardava o Arcebispo de Barcelona, o Cardeal Juan José Omella. Com ele, fizemos memória do gesto do Bispo Guido, que, com seu manto, cobrira Francisco após seu despojamento na praça de Assis. Após a calorosa acolhida e a bênção do Cardeal, retomamos o caminho até a igreja de Santa Ana, onde cada um pôde venerar o manto de São Francisco.


No dia seguinte, sábado, montamos nosso estande franciscano próximo à igreja dos Capuchinhos de Pompeia, pois à noite, nesta igreja, tínhamos organizado uma oração franciscana pela paz. À tarde, sempre dois a dois, espalhamo-nos pelas ruas do bairro para encontrar as pessoas e evangelizar. A vigília franciscana, na igreja de Pompeia, foi animada por Fr. Hayden Williams, OFMCap., que, com grande paixão, convidou os presentes para acolher o dom da reconciliação com Deus, para nos tornarmos, por nossa vez, reconciliadores em torno a nós. Domingo pela manhã, a missa presidida pelo nosso Vigário Geral Fr. Štefan Kožuh concluiu a missão.


Antes da missa, reunimo-nos para compartilhar os momentos mais tocantes destes dias. Todos confessamos a alegria de ter vivido uma belíssima experiência de fraternidade internacional. Fr. Pio Murat, responsável pelo Projeto Europa, enfatizou como a primeira força da missão capuchinha é justamente a fraternidade.


E agora, alguns “fioretti” da missão. Um jovem, que logo se declara ateu e que não está nada interessado em falar com os frades, em seguida se abre e acaba rezando o Pai nosso e pedindo a bênção. Um jovem surdo, diante da relíquia de São Francisco, pergunta com ternura como fazer para venerá-la e como rezar para ser curado por Deus. Um frade foi parado por um grupo de jovens, que pedem para fazer uma foto com ele, pois participavam de um concurso intitulado: “Uma selfie com a pessoa mais estranha que encontrar pela rua”.


Um grande agradecimento ao Senhor por esta belíssima experiência de missão fraterna internacional e aos frades da Catalunha por sua esplêndida acolhida.


Indique a um amigo
 
 
 

4436226595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé 4240

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR