Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR
Notícias da Igreja
 
24.Jan - Membros do Regional Sul 2 visitam a Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Membros do Regional Sul 2 visitam a Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África

Entre os dias 08 a 17 de janeiro, a Missão Católica São Paulo VI, em Quebo, na Guiné-Bissau, África, recebeu a visita de membros do Regional Sul 2 da CNBB: o secretário executivo, Pe. Valdecir Badzinski, o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Odaril José da Rosa e o Pe. Marcos José de Albuquerque, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Matinhos (PR). Foi uma visita pastoral à comunidade missionária que é de responsabilidade de toda a Igreja do Paraná.


Durante os dias que passaram na missão, foram vários os momentos de orações e celebrações, reuniões, partilhas e orientações e convivência com o povo. Junto aos missionários foi possível também avaliar e pensar os passos futuros da missão, que serão apresentados aos bispos do Paraná para a aprovação, dentro das três prioridades já estabelecidas: evangelização, saúde e educação.


Para a área da educação, está sendo projetado o início da construção de uma escola no terreno da missão. Por isso, a equipe visitou outras missões que já atuam nessa área, como o jardim de infância, na cidade de Buba, mantido pelas Irmãs Hospitaleiras. Dessa forma foi possível verificar as instalações, a estrutura, o corpo docente e também o custo mensal de manutenção.


Márcia Vitória (missionária) e Pe. Valdecir Badzinski na visita ao jardim de infância, na cidade de Buba.


Odaril José da Rosa esteve na Guiné-Bissau no início do projeto missionário, em 2014, e afirma que é visível o progresso e o bem que a missão tem realizado ao longo desses anos. “Eu lembro que em 2014 tinha apenas 15 batizados, hoje são 250 catequizandos. Temos a casa dos missionários, a casa dos padres, a casa dos hóspedes e, agora, os bispos do Paraná nos pediram para verificar a possibilidade de, a partir desse ano, iniciarmos a construção da escola aqui na comunidade de Quebo”, conta Odaril.



Atualmente, compõe a comunidade missionária São Paulo VI, em Quebo: o casal Pércio Pereira Vitória e Márcia Pereira Vitória (Arquidiocese de Curitiba), o seminarista Gabriel Francisco Iurczaki (Arquidiocese de Cascavel), a jovem leiga Mariana Baião (Diocese de Jacarezinho) e o Frei Bernardo Luz (Fraternidade Coração Chagado de Jesus da Diocese de Umuarama).


Da esquerda: Pe. Marcos Albuquerque, Odaril José da Rosa, Dom Pedro Zilli (bispo de Bafatá), Márcia Vitória, Pércio Vitória, Pe. Valdecir Badzinski.


Fonte: https://cnbbs2.org.br/2019/01/membros-do-regional-sul-2-visitam-a-missao-catolica-sao-paulo-vi-na-guine-bissau-africa/

Indique a um amigo
 
 
 

4436226595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé 4240

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR