Fechar
Popup
 
Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR
Notícia da OFS
 
13.Jul - Equipe Missionária - São Lourenço de Brindes
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Equipe Missionária - São Lourenço de Brindes

“Nas atividades apostólicas, expressamos as notas características de nosso carisma, nas formas mais adequadas às condições dos tempos e dos lugares” (Cost. 147,1).


Não foi diferente nas missões realizadas na Paróquia Sagrada Família que pega parte do município de Rio do Campo e todo o município de Santa Terezinha, em Santa Catarina.


Entre os dias 5 de junho à 1º de julho de 2018, nós da Equipe Missionária estivemos em missão nesta paróquia. Na realidade é uma paróquia atípica do que estamos acostumados. Uma paróquia bem rural no sentido que dos mais de 8 mil habitantes, apenas cerca de 1.200 moram na cidade. A maior parte mora no interior do município. A própria matriz não fica na cidade e sim no interior e a pequena cidade de Santa Terezinha é capela. A paróquia possui 25 comunidades, quase todas as capelas com mais de 50 famílias. A renda do município está na agricultura: 90% no cultivo de fumo. Os habitantes da paróquia são em maioria descendentes de poloneses e ucranianos, com uma minoria alemã. Dentro do território paroquial existem 5 comunidades do Rito Ucraniano.


As missões foram muito boas! Houve uma boa participação nas comunidades, inclusive os do rito ucraniano participaram bem das comunidades mais próximas deles. Quem havia pedido as Missões era o Padre Jonas Melek que no fim do ano passado foi transferido para o seminário diocesano em Taió. Frei BertolinoTholl, OFM assumiu o seu lugar: ele já conhecido de alguns de nós. Este frei é muito comprometido com a evangelização. É pastoralista, que pegou uma paróquia onde se vive só os sacramentos e pouca organização pastoral porém, frei Bertolino chegou atuando, fez um excelente trabalho nas visitações onde uma comunidade foi visitar a outra, trabalho esse elogiado por todas as comunidades.


Onde havia poucos Grupos de Reflexão, para as missões foram formados novos grupos. Quase todas as famílias participaram das novenas. Segundo as lideranças foram muito boas. Na pequena cidade havia 2 grupos e o casal coordenador dos grupos, recém chegando na coordenação conseguiram 20 novos grupos. Como a população da paróquia está concentrada no interior, em todas as comunidades tem jovens, umas mais outras menos. Havia na paróquia apenas um grupo de jovens: com as missões foram formados 15 grupos. Muitas vezes pensamos que é coisa do momento da missão e depois não vai para a frente, mas esse era um dos pedidos do frei Bertolino, os grupos e a resposta veio. Talvez o ponto auge das missões foi a missa e o encontro final com os jovens, no sábado dia 30 de junho.


Os grupos apareceram em peso com nomes e alguns com faixas e camisetas, se organizaram tanto para a missa como para depois da missa. Os próprios jovens fizeram um jantar para todos os que participaram do encontro.


Participou da missa o jovem Tiago assessor diocesano do setor juventude da Diocese de Rio do Sul, que ficou impressionado com este trabalho realizado pelos jovens. Frei Bertolino ficou muito alegre e emocionado quando viu os jovens enchendo a igreja.


Muitos jovens vieram agradecer o empurrão dado para a formação dos grupos, agradeceram a confiança depositada neles e deles poderem mostrar do que são capazes de realizar. Assim escreveu o grupo da capela Santa Terezinha: “As Santas Missões Capuchinhas trouxeram aos jovens um novo jeito de participar da Igreja e da comunidade. Somos gratos pelo empurrãozinho que faltava para que um grupo de jovens fosse formado e mostrasse a sua força” (Jovens Propagadores do Reino de Deus).


A missa de encerramento das Santas Missões, com a participação de mais de 1000 pessoas, aconteceu no dia 1º de julho, às 9h no salão de festas da matriz.


Obrigado pelas orações!


Paz e Bem!!!


Fotógrafo: Equipe Missionária

Fonte: Fr. Juarez e Equipe Missionária

Indique a um amigo
 
 
 

44 3622 6595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé, 4240 - Zona II - Umuarama - PR - 87502-160

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR