Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR
Artigos
01.Set - Subiu a montanha, e pôs-se a falar.... (Mc 5,1s).
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Subiu a montanha, e pôs-se a falar.... (Mc 5,1s).



No Brasil, alguns meses do ano são considerados temáticos, isto é, enfocam temas específicos na comunidade da comunidade. Assim, agosto é o mês das vocações na Igreja. E setembro, é o mês da Bíblia, recordando S. Jerônimo que fez a primeira tradução completa, em versão popular, do texto original da Bíblia para o latim popular que se falava em todo o império romano.



 E neste mês, não podemos ficar no teatro, numa espécie de culto vazio da Bíblia, com procissões e cantos alusivos. O mês da Bíblia procura ser um despertador de interesses para fazer da Palavra de Deus o discurso orientativo do viver o dia a dia. A vida é o que é, com suas dificuldades, contratempos, sucessos, tempos de alegrias e lágrimas,  histórias e sonhos. E a Palavra de Deus existe para ser essa presença amiga de Deus em cada momento. É sempre Deus que fala em cada momento. Sabemos que Jesus é a Palavra do Pai que se tornou palpável (cf Ijo 1,3).



Sobretudo, nos evangelhos nós encontramos um espelho de nosso dia a dia. Agora, quem nunca se olha no espelho, pode não perceber como está seu rosto.



   Vamos fazer uma exemplificação. Se um anjo lhe aparecesse e lhe dissesse que no correio há uma carta de Cristo para você, o que você faria? Iria buscar e deixar o envelope fechado por ter uma carta de Cristo?... Ora bolas, a Bíblia, os evangelhos são a carta de Cristo.



   A Palavra de Deus está em sua casa, congelada, e, de alguma forma, do jeito que está, livro lacrado, causa sua maldição. Para muita gente deve ser um bom alerta uma passagem da parábola do semeador, para quem se recusa à Palavra: “o coração destes povos e tornou insensível, ouviram de má vontade, e fecharam os olhos para não ver, nem ouvir com seus ouvidos, nem entender para  que se convertam” (cf Mt 13,15).  O primeiro mandamento manda que se priorize Deus na vida para acertar nos demais alvos do dia a dia. Caso contrário, tudo se justificará. Por uma decisão de se conformar com o que se é, sem mudar nada, decide-se a não ser questionado pela palavra; é melhor dormir tranquilo.



  E a Palavra de Deus está aí como carta de amor. Deus falando a quem tiver ouvidos. Pela Palavra, somos continuamente chamados a caminhar, vivenciando o chamado do batismo para algo mais do que estar num arquivo paroquial. Os apóstolos foram os primeiros que ouviram o Cristo logo no início com atenção. A cada dia, em cada fato, em cada momento de convivência, nas caminhadas, ou no barco, ou na montanha, eles foram caminhando na vida de Cristo, pegando o jeito de Cristo, assim que depois foram enviados em missão.  Missão é fazer que a palavra que entrou em nossa vida, e ficou viva, não congelada, seja transformada em luz para quem passa ao seu lado.



  Sabemos  que a presença máxima de Cristo, na Igreja acontece na eucaristia celebrada. Na celebração da eucaristia, Cristo se faz presente 1) no povo reunido – (onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei aí (cf); 2) está na pessoa do ministro que age em nome de Cristo; 3) está na Palavra proclamada (é sempre o Cristo que fala hoje); 4) e como ápice no Pão eucarístico daquela missa... A liturgia eucarística é o tesouro da Igreja. Bom seria se pudéssemos participar dela todos os dias. Sabemos que isso não é possível. Mas podemos ter encontro diário com o Cristo vivo, em nossas casas, abrindo o texto da Palavra e deixando que o Senhor nos fale. Em toda família, deve haver  uma Bíblia, em lugar honrado, porque é o Senhor que se faz aí presente, como ficava na casa de Marta e Maria. As duas não ficavam  olhando, sem mais, mas o ouviam e lhe falavam. Não deixe o Senhor sozinho dentro da capa do livro. Encontre-se com ele cada dia e ele orientará seu viver, encherá de luz seu coração e dirá ao final a você: “Você escolheu a melhor parte” (lc 10,41).



Fonte: Informativo Paz e Bem - Setembro 2017

Frei Fabiano Zanatta, OFMcap

Frei Fabiano Zanatta, OFMcap

Frei Fabiano Zanatta, OFMcap

Indique a um amigo
 
 
 

4436226595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé 4240

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR