Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR
Artigos
01.Ago - Família, um projeto de vida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Família, um projeto de vida



   Os sacramentos não são realidades avulsas; vou ao cartório, registro alguma coisa, pago taxa e ponto final. Cada sacramento é uma peça que se engrena na outra até formar o todo da vida cristã. Os sacramentos são meios essenciais através dos quais Deus realiza em nós sua presença de amor. Para os que se casam, o sacramento do matrimonio é a abóbada que cobre todas as peças do lar cristão, dá unidade à família. Então o alvo do sacramento é a família, não uma pura legitimação de uma das realidades do casamento, no caso o sexo. Este é importante, mas é instrumento em duas dimensões: amor recíproco entre os casais e que se concretiza no filho...


   Sendo sacramento  e o filho não sendo apenas um avulso, mas membro da Igreja,  este deve receber dos pais a primeira motivação para viver a fé em Deus, recebida  pelo batismo, encontrando nos pais verdadeiros discípulos missionários.  Com a exortação apostólica do papa Francisco sobre a Família, Amoris Laetitia, nós temos uma visão grandiosa da família, do matrimônio, do sacramento enquanto espaço onde Deus atua através de uma unidade, homem-mulher, para revelar ao mundo o amor. Quem busca constituir uma família na dimensão do sacramento do matrimonio deveria priorizar a leitura deste texto com muita atenção e relançar o seu projeto inicial: “Antes de criar o mundo Deus pensou em você para que você fosse santo conforme seu Filho Jesus Cristo” (Ef 1,4)..


   No mundo atual, conduzido pela lei do prazer, do ter, do poder, a árvore se revela pelos seus frutos: divórcio, filhos órfãos de pais vivos, solidões, suicídios em alta. É aquela história de Adão, passeando entre os animais e não encontrando ninguém que se lhe assemelhasse (cf Gn 2,20). Solidões ambulantes, felizes por se distrairem conduzindo a vida dentro dos cinco sentidos... Mas, no fundo, justamente aí, nesta insaciável necessidade de mais, a soma nunca preenche o coração que permanece solitário.


      Neste tempo de modernidade, estamos vendo um aumento expressivo de casos de depressão. O ser humano é um ser feito para o encontro, para amar e ser amado. E tendo tanta coisa, sente o vazio, a solidão. As casas são cada vez maiores, com mais espaços, com mais coisas e cada vez mais vazias de gente, espaço de amor onde o amor não existe, existem coleções de coisas, de vaidades. Importa redescobrir que só existimos pela lei do amor. Quando se ama, o amor povoa o interior de nós mesmos. A ponte que se constrói para o outro tem duas mãos, vai e vem. Amar o outro é fundamental. Porque o amor é uma decisão que envolve o tempo. E o tempo sempre implica o amanhã, é sempre uma realidade em ampliação. Nós somos o tempo que se soma. Se existe amor, soma. Se não existe amor, existe morte, a vida parou. Amar é investimento. O egoísta é alguém que parou no tempo. Então, dois egoístas nunca constroem uma “família’. Eles se ajuntam, são sociedade anônima.


   O amor é sempre algo de Deus porque Deus é sempre amor. E há um sacramento que explicita este amor, o matrimônio. Há uma proposta solene, eclesial, de um assumir o outro “como Cristo assumiu a Igreja e deu a vida por ela”.(cf Ef 5.23-24). Paulo coloca sempre um “no Senhor” para explicitar a grandeza do lar cristão. Então, a lei da família é o amor “como Cristo amou a Igreja”. Não existem avulsos na família, cada um deve acolher o outro no amor. O quarto mandamento não legisla leis, mas envia a uma relação recíproca de amor. Paulo escrevendo aos colossenses afirma: “vós, mulheres, submetei-vos aos maridos como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com mau humor. Filhos, obedecei aos vossos pais em tudo, pois isso é agradável ao Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos para que eles não desanimem”. (3,18-21). Pelo amor, na família, todos são família, ninguém é mais do que o outro. A família é um grande tesouro. Quem a encontrou, cuida para não perdê-la. Quem perde sua família, perde tudo.



Fonte: Informativo Paz e Bem - Agosto 2017

Frei Fabiano Zanatta, OFMcap

Frei Fabiano Zanatta, OFMcap

Frei Fabiano Zanatta, OFMcap

Indique a um amigo
 
 
 

4436226595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé 4240

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama PR