Fechar
Popup
 
Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR
Artigos de Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFM Cap
02.Mai - Editorial Maio - CIQUENTENÁRIA, BONITA E PROCURADA PELOS FIÉIS.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Editorial Maio - CIQUENTENÁRIA, BONITA E PROCURADA PELOS FIÉIS.


A nossa Igreja Matriz São Francisco de Assis de Umuarama, 4 de outubro de 2018, estará completando 50 anos de sua inauguração. A inauguração foi feita com a celebração Eucarística presidida pelo Bispo da Diocese de Campo Mourão Dom Eliseu Mendes e concelebrada por vários freis e grande número de fiéis.


Ela foi projetada para abrigar grande número de fiéis e ser ponto de referência nessa cidade que, na sua maioria, era composta por católicos. Foram iluminados os inspiradores que, pensando com grandeza de fé, se dedicaram para concluir a belíssima obra que é uma das referências religiosas em nossa cidade. Ela tem 62 metros de comprimento, 28 metros de largura e 25 metros de altura. A obra foi projetada pelo engenheiro Dr. Paulo Augusto Wendler, professor na Escola de Engenharia de Curitiba. O estaqueamente, pelo Dr. Osvaldo de Carvalho, também de Curitiba. O construtor foi o Sr. José Gonçalves e sua equipe.


A Inauguração foi antecedida pela transladação do Santíssimo Sacramento, em procissão, para o novo templo, levado pelo Frei Estevão de Colombo e seguido por grande número de fiéis. Também foram levados os pertences da antiga Igreja de madeira, tendo esta antiga Igreja servido por 10 anos para as celebrações dos fiéis católicos. Esta, tendo servido com Igreja Mtriz desde 1961, foi demolida aos 12 de dezembro de 1969. Durante o período da construção, foram párocos: Frei Orlando Busato, Frei Honório de Lacerdópolis, Frei Pio de Campo Magro. Nesse período eram chamados de vigários.


O período de construção da Igreja Matriz durou sete anos e meio. Tempo suficiente para construir obra bonita, espaçosa e que atende aos objetivos para as celebrações católicas. O que me vem à imaginação é a inspiração dos freis e leigos do tempo que idealizaram e concluíram a obra em pouco tempo. Tempo diferente do nosso. Hoje os recursos facilitam realizar obras difíceis. Constata-se que eram pessoas sérias, determinadas, generosas e ousadas. Poderíamos escrever muitos outros adjetivos. Você também poderá dizer os que lhe vem à imaginação.


É justo que celebremos os cinquenta anos de nossa Igreja Matriz com louvor, gratidão, alegria e abertos ao desafio de bem usá-la para nossas celebrações, orações e cuidando dela com amor e dedicação. Todos que amam a nossa Igreja Matriz poderão participar e cantar os louvores em comunidade. Poderão apresentar sugestões para a Comissão que será formada para nos ajudar a preparar o evento.


Podemos iniciar o período preparatório nos perguntando: Quais são os sentimentos que despertam em mim quando vejo ou me lembro da Igreja Matriz São Francisco de Assis? Que mensagem trago comigo da Igreja Matriz? Escreva e nos mande!


O tempo de preparação e celebração poderá oportunizar o crescimento no ser Igreja de comunhão e participação. Participemos!



Fonte: Informativo Paroquial Paz e Bem - Maio 2018

Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFM Cap

Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFM Cap

Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFM Cap

Indique a um amigo
 
 
 

44 3622 6595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé, 4240 - Zona II - Umuarama - PR - 87502-160

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR