Fechar
Popup
 
Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR
Artigos de Frei Maurício Aparecido Solfa, OFM Cap
02.Mai - MARIA EM NOSSA VIDA
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
MARIA EM NOSSA VIDA


A tarefa permanente de Maria é ficar sabendo de nossas necessidades e as comunicar com força a seu Filho. Como muitos, ou todos nós hoje, Maria tem seu celular e está sempre online. Sempre atende nossa ligação e vê os Zap Zap. Nós pedimos: Jesus – consolai-me, Jesus – socorrei-me, Jesus – iluminai-me, Jesus – valei-me, Jesus – perdoai-me, Jesus, orientai-me. Ela lê e logo grita: Filho. E Jesus: Sim, Senhora.


Uma maneira de aproximação de Nossa Senhora é a reza do terço. Pela oração do terço, o nome Maria é o nome mais pronunciado e mais lembrado da história. O terço é a oração mais democrática. Todos podem rezar o terço. É oração de teólogos e analfabetos, de bispos e leigos, de doutores e faxineiras, de noviços e religiosos idosos. É a forma simples de rezar os 150 salmos. É uma maneira de oração constante que não requer alfabetização. 


O Terço está em todo o lugar. A gente o vê no avião, no ônibus, na Igreja, no bosque. O terço é uma oração que funciona em muitos níveis. O terço é uma história de salvação. Começa com a anunciação, que é o pedido da vinda de Jesus para trazer a salvação, e termina com a coroação de Nossa Senhora como rainha do céu e da terra, que é Deus coroando, redimindo toda a humanidade. O que aconteceu com Maria é destinado a todos nós. Todos nós nascemos para sermos coroados com a glória de Deus. No terço temos toda a Bíblia. Como temos tudo no celular. No terço temos todos os mistérios da salvação.


A oração do terço é uma assimilação gradual da vida da mãe e do Filho. Tornamo-nos aquilo que amamos. Tornamo-nos o que contemplamos. Contemplamos para viver aquilo que contemplamos. Rezamos o terço para que a vida de Jesus se reproduza na nossa vida. É uma pedagogia de fidelidade.  É uma escola da imitação de Jesus e de Maria: experimentamos a vida vivida sob a proteção de Maria. Aquele que reza o terço vem a sentir que tem uma mãe que o acompanha. E ela é de fato uma presença constante. É uma oração de muitas palavras, mas que leva a rezar sem palavras. O terço leva-nos à paz, faz o mundo parar para nós. E leva-nos a entrarmos no ritmo da natureza.


O terço é para aquele que sofre de insônia. Quando não consegue dormir, pega o terço. Para aquele que se sente tentado, pegue o terço. Quando está para se desesperar, pegue o terço. O terço é para os que sofrem da ansiedade, que é a doença de nossa época junto com a depressão. Ele é também para os doentes crônicos, pois, terço, eles conseguem rezar. É uma oração que podemos fazer nas piores condições, não exige nada, mesmo que só consigamos passar os dedos.


São Pio, conhecido como Padre Pio, santo capuchinho, peguntado, certa vez, se existia um caminho mais curto para o paraíso, respondeu: “Sim, Maria!”.



Fonte: Informativo Paroquial Paz e Bem - Maio 2018

Frei Maurício Aparecido Solfa, OFM Cap

Frei Maurício Aparecido Solfa, OFM Cap

Frei Maurício Aparecido Solfa, OFM Cap

Indique a um amigo
 

Eventos

 

Contato

 
 

44 3622 6595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé, 4240 - Zona II - Umuarama - PR - 87502-160

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR