Fechar
Popup
 
Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR
Artigos de Frei Idacir Henrique da Silva, OFMCap
01.Nov - SANTA ISABEL DA HUNGRIA
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
SANTA ISABEL DA HUNGRIA



Dela se conta que, certa vez, quando levava algumas provisões para os pobres nas dobras de seu manto, encontrou-se com Ludwig, seu marido, que voltava da caça. Espantado por vê-la curvada ao peso de sua carga, ele abriu o manto que ela apertava contra o corpo e nada mais achou do que belas rosas vermelhas e brancas embora não fosse época de flores. Dizendo-lhe que prosseguisse seu caminho, apanhou uma das rosas que guardou pelo resto de sua vida.



Em outra situação, avisado pela mãe de que a esposa havia acolhido um leproso sobre o próprio leito, Ludwig correu para lá, mas os olhos de sua alma se abriram e ele contemplou uma imagem de Cristo Crucificado. Ludwig apoiava e auxiliava a amada esposa em suas grandes obras de caridade, porém, tamanha prodigalidade para com os pobres irritava os seus cunhados, os príncipes Henrique e Conrado da Turíngia.



A morte do marido nas cruzadas causou enorme dor em Santa Isabel que recebera a notícia da morte em outubro, após o nascimento da terceira filha, Gertrudes. Esta dor, entretanto, foi ainda acrescida de maiores desgostos, quando seus cunhados, livres do temor que nutriam pelo irmão mais velho, expulsaram-na do castelo com seus filhos, em pleno inverno, sem dinheiro e sem mantimentos e ainda proibiram o povo de agasalhá-la e a seus filhos.



Resgatada mais tarde por sua tia Matilda, Abadessa do Convento Cisterciense de Ktizingen, Isabel confiou a seus parentes a educação dos três filhos - Hermano, Sofia e Gertrudes - e tomou o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, junto de suas duas fiéis damas de companhia Jutta e Isentrude.



Perguntada certa vez sobre que fim queria dar à herança que lhe pertencia disse: "Minha herança é Jesus Cristo!”



Dela disse o Cardeal Ratzinger Arcebispo de Munique, atual Papa Bento XVI: O que fez foi realmente viver com os pobres. Desempenhava pessoalmente os serviços mais elementares do cuidado com os doentes: lavava-os, ajudava-os precisamente nas suas necessidades mais básicas, vestia-os, tecia-lhes roupas, compartilhava a sua vida e o seu destino e, nos últimos anos, teve de sustentar-se apenas com o trabalho das suas próprias mãos.(...) Deus era real para ela. (Da homilia na igreja de Santa Isabel da Hungria de Munique, em 2 de dezembro de 1981).


 


Fonte: Informativo Paz e Bem - Novembro 2009

Frei Idacir Henrique da Silva, OFMCap

Frei Idacir Henrique da Silva, OFMCap

Frei Idacir Henrique da Silva, OFMCap

Indique a um amigo
 
 
 

44 3622 6595   contato@matrizsaofrancisco.com.br
Rua Cambé, 4240 - Zona II - Umuarama - PR - 87502-160

Paróquia São Francisco de Assis - Umuarama - PR